Um pouco mais de Energia Solar

Atualizado: 23 de dez. de 2020

PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICO BIFACIAL

O Painel Solar Fotovoltaico Bifacial (produz energia dos dois lados)

A tecnologia fotovoltaica tem visto nos últimos anos melhorias contínuas, tanto ao nível das células fotovoltaicas como dos módulos fotovoltaicos. Não tão somente com a proposta de elevar as suas eficiências, mas também com grande interesse em aumentar a fiabilidade a longo prazo de módulos fotovoltaicos os fabricantes estão propondo conceitos inovadores utilizando novos materiais e até mesmo utilizando diferentes modelos construtivos. Maior tempo de vida do desempenho e garantias de eficiência para até 35 ou 40 anos são estimados com o uso de novas tecnologias, ultrapassando bastante os atuais 25 anos.

Nos ano passado, estive presente na INTERSOLAR SOUTH AMERICA 2016 no Expo Center Norte de São Paulo, onde além da feira com os maiores players do setor ocorreram a conferência e os workshops relacionados as áreas de energia fotovoltaica, tecnologias de produção FV, armazenamento de energia e tecnologias termo-solares. No estande da MEYER BURGER, o painel solar fotovoltaico bifacial com a tecnologia SWCT (SmartWire Connection Technology) chamou bastante atenção das pessoas que circulavam pela feira. A tecnologia SWCT é uma solução para as novas células fotovoltaicas de alta eficiência que tem a finalidade de minimizar as perdas elétricas e ópticas provocadas pelas interligações entre as células na composição dos painéis.

FEIRA INTERSOLAR 2017

Agora em Agosto de 2017, nos dias 22, 23 e 24, a Meyer Burger vai estar expondo o painel fotovoltaico mais eficiênte da feira: Trata-se de um painel solar bifacial de 72 células que atinge uma potência de 462Wp quando nas condições ideais!

A interSolar é uma feira gratuita, acesse o site da InterSolar aqui: http://www.intersolar.net.br/pt/inicio.html


O que é um painel solar fotovoltaico bifacial?

Os painéis fotovoltaicos bifaciais, como você provavelmente já adivinhou pelo nome, possuem células fotovoltaicas com duas faces em vez de uma para absorver a energia solar radiante. Eles se utilizam do efeito do Albedo, onde a luz solar refletida do solo ou de alguma superfície é absorvida e a partir da qual o painel bifacial é capaz de oferecer uma aumento de potência em sua saída. Sob condições de teste padrão (STC), painéis bifaciais podem gerar 30% a mais de energia, fazendo uso de sua superfície traseira.

Historicamente, as células bifaciais foram direcionadas para aplicações BIPV (Building Integrated Photovoltaic) ou em áreas onde grande parte da energia solar disponível é a luz solar difusa que ricocheteou no chão ou em objetos ao redor. No entanto, a queda significativa no custo do vidro solar (utilizado nos painéis fotovoltaicos) nos últimos anos tem tornando o uso de encapsulamento de vidro de dupla face viável e tem impulsionado a pesquisa e desenvolvimento dos painéis bifaciais.

Possibilidades de aplicações: toldos, varandas, abrigos de ônibus, arquiteturas BIPV, plataformas, coberturas, toldos, fachadas, cercas, paredes, treliças, sistemas de rastreamento, etc.

Fonte: Sanyo Energy Corporation.

Algumas aplicações do painel solar bifacial:


Matéria de Fabiano Passos Engenheiro Eletricista Formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) Atua na elaboração de projetos elétricos, de energia solar fotovoltaica e eficiência energética – Pelotas-RS







10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo