Porque Mudar para Energia Solar Fotovoltaica?

Um estudo realizado em 2016 intitulado A Revolução Energética sugere que o Brasil poderá abandonar gradativamente as fontes fósseis de energia, e estima chegar à metade deste século com 100% de sua matriz energética modificada e transformada realmente em uma Fonte Limpa e Renovável.

Não é difícil de se entender o porque desse tipo de iniciativa, já que o mundo clama pela redução oriunda de fontes poluentes, com as encontradas por meios fosseis, que acarreta em emissões de gases de efeito estufa. Assim, o objetivo das autoridades competentes, passam por:

  1. Zerar as emissões de gases no setor energético;

  2. Conservação dos recursos naturais;

  3. Contas de luz mais baratas para a população;

  4. Mais segurança para o fornecimento de eletricidade;

  5. Menos riscos de “apagões”.

Esse estudo, é o primeiro que mostra uma projeção de como será o Brasil em dois cenários:


  • Nosso futuro caso sejam mantidas as políticas e tendências atuais até 2050;

  • O Brasil que teremos se o governo priorizar as políticas públicas corretas para as fontes limpas, renováveis e seguras de energia.

Larissa Rodrigues, do Greenpeace declara que “Uma transição energética em direção às renováveis é urgente se quisermos de fato combater as mudanças climáticas e ter um país com melhor acesso à energia”, “Nos últimos anos, o setor de energia aumentou suas emissões de gases de efeito estufa por conta do uso de combustíveis fósseis. Além de ser muito ruim em termos de emissões, isso aumentou muito a conta de luz dos brasileiros. Isso precisa mudar – ainda mais em um país que tem todas as condições para isso”, completa.


O que se percebe, é que cada vez mais, as autoridades tomam consciência desse fato, e criam condições para que mais pessoas se motivem para aderir a essa fonte alternativa de energia limpa e amplamente sustentável, com criação de subsídios, isenção de impostos e linhas específicas de financiamento com incentivo do BNDES.


Com esta medidas, o custo de instalação de Energia Solar Fotovoltaica, por exemplo, vem caindo muito e já é acessível às famílias de baixa renda.


Com certeza, o futuro nos reserva boas promessas de um mundo melhor e mais saudável. A Sollart Energia Solar, compartilha dessa ideia, e sugere um Mundo melhor para as futuras gerações.






2 visualizações0 comentário