Brookfield compra Aldo Solar, maior distribuidora de geradores de energia solar do Brasil

14/08/2021 - Reprodução de matéria da Suno Notícias por ((EDUARDO VARGAS))



Um fundo de private equity da Brookfield comprou a maior distribuidora de geradores de energia solar do Brasil, a Aldo Solar, em transação sem valor detalhado. A informação é do Brazil Journal.


A Brookfield deve ter o closing da operação – fechamento formal de todo processo – até o fim deste mês de agosto. Atualmente, o segmento de private equity do fundo possui R$ 26 bilhões sob gestão no Brasil.


O faturamento da Aldo Solar foi de R$ 1,6 bilhão no acumulado de 2020, e neste ano a companhia visa dobrar esse montante. Do total de 549 mil geradores instalados em residências no Brasil, cerca de 160 mil passaram pela empresa.


Aldo Solar nasceu em Maringá (PR)


A companhia opera comprando equipamentos que compõem um gerador solar de um leque de fabricantes e, posteriormente, os monta e distribui para revendedores.


Atualmente, são cerca de 11 mil clientes atendidos pela Aldo e, seguindo a tendência do e-commerce, possui mais do que 70% do seu faturamento proveniente de vendas online.


A companhia tem cerca de 40 anos de existência e nasceu em Maringá, no Paraná, começando como revendedora de eletrônicos até adentrar no ramo de geradores solares, em 2015 – negócio que representa cerca de 90% do faturamento atual da empresa.


Aldo Teixeira, que é CEO da distribuidora que leva seu nome, manterá um assento no conselho mesmo após a aquisição


Interesse na Brookfield em energia solar do Brasil vem de anos


Ainda no início de 2020 a Brookfield já realizava aquisições de energia solar, com a compra da Alex Newen, uma companhia do grupo de engenharia e construção Steelcons.


A Steelcons é sediada em Campinas, no interior de São Paulo, e havia fechado a venda antecipada da energia de seus projetos solares em leilão realizado pelo governo federal em abril de 2018.


O fundo canadense foca seus investimentos, em suma, em imóveis, energia renovável e infraestrutura. À época, a aquisição já foi vista com um indicativo de que, no futuro, a Brookfield iria adentrar o mercado brasileiro de energia solar.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo