A História da Energia Solar Fotovoltaico

a História revela que 1839, foi o ano da origem da Energia Solar Fotovoltaico, porém, a luz do sol existe há pelo menos 4,6 bilhões de anos.


A descoberta da tecnologia fotovoltaico, aconteceu a partir de estudos do Físico Frances Alexandre Edmond Becquerel nos longínquos anos de 1839, mas somente em 1883 surgiu a primeira célula Fotovoltaica, quando o inventor Nova Yorkino Charles Fritts, deu origem a este evento. Essa primeira célula fora produzida por Selênio revestido de Ouro e permitia a conversão máxima de 1% enquanto hoje, a eficiência é de 20%


Foram produzidas também, pelos cientistas da Bell Laboratóries, as células de Silício, cujas contavam com a eficiência de 6%.


Albert Einstein, em 1905 aprimorou a descoberta do físico Heinrich Hertz de 1887, uma vez que seus experimentos chegaram a descoberta do efeito fotoelétrico. Einstein acreditava que um raio de luz seria uma forma de gerar energia, e não somente uma onda continua percorrendo o espaço. Em 1922 foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física pela descoberta do efeito fotoelétrico.


Schottky instituiu a Teoria do Efeito Fotovoltaico em 1930 e alguns anos depois, criou a primeira célula fotovoltaica de mono-silício, e por isso, sua teoria culminou na utilização de painéis solares no espaço no ano de 1958. Já, Caivin Fuller, químico do Bell Laboratories em 1954 nos Estados Unidos, elaborou o processo de dopagem do silício, dando origem a era moderna da Energia Solar e Fuller compartilhou seus feitos com Gerald Pearson, físico que ajudou-o a desenvolver melhorias em seus experimentos.


Ainda em 1954, o cientista Russell Shoemaker Ohl, desenvolvendo técnicas avançadas, chegou ao que se intitulou de "Célula Solar Moderna" e, em 1958 deu-se início a utilização dos painéis solares, de maneira surpreendente. Um painel de 1W foi anexado ao Satélite Vanguard I e enviado ao espaço afim de alimentar seu rádio durante a viagem. A partir de então, os primeiros sistemas fotovoltaico começou a surgir nas residências, estabelecimentos e até mesmo nos meios de transportes.


O surgimento de sistemas conectados à rede (on grid) começou a ganhar corpo nos anos 2000 na maioria dos países de Primeiro Mundo com a finalidade de suprir à rede elétrica convencional, sendo que a produção mundial subiu para 4.200 MWp.


Em 2012, a ANEEL através da Resolução Normativa de N. 482, estabelece que as condições gerais para o acesso a Micro e Minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica e o sistema de compensação de energia serão válidos. Desta forma, ela permite a qualquer consumidor gerar sua própria energia renovável conectada a Rede de Distribuição, com acúmulo de Crédito Energéticos.


A SOLLART ENERGIA SOLAR, é uma empresa que nasceu com a proposta de preservar nosso planeta, trabalhando de maneira a contribuir com o desenvolvimento de meios sustentáveis de preservação das espécies.


Você pode contribuir com nosso site sollart.com.br inscrevendo-se com seu e-mail. Cadastre-se e participe.



4 visualizações0 comentário